Acumulando Histórias

Acumular é uma palavra interessante. Faz a gente pensar em coisas guardadas, que estão sobrando. Faz pensar em exagero, em listas, no que está a mais. A gente acumula tarefas, lembranças, objetos, obrigações e, das coisas mais concretas às mais abstratas, acumular geralmente traz uma sensação de peso, de desejo de livrar-se ou aliviar. Mas nem sempre é possível deixar de acumular. O jeito então é tentar lidar com o acúmulo do melhor jeito possível: seja de louça, de contas, de saudades ou de compromissos, vamos nos adaptando, aprendendo a viver com os excessos.

a casa sonolenta, blog materno, blog de maes, blog de campinas
Mas não são só os adultos que acumulam, não. Acumular é uma prática humana e, no quesito aprendizado e experiência, pode ser mais do que positiva: é uma prática necessária. É graças ao exercícios de acumulação de informações, de vivências, de encontros e de desencontros, e claro, da capacidade de cada um de relacionar isso tudo que acontece, entre si, que nos tornamos quem somos, maiores, melhores ou não rsrsrs. As histórias que na Literatura e na Tradição da Narração Oral chamamos de ACUMULATIVAS seguem essa mesma estrutura, uma somatória ou sequencia de elementos e ações que, juntamente com a repetição, vão compondo um enredo muitas vezes divertido pela revisão de cada imagem.

Entre as preferidas dos jovens leitores, ajudam as crianças ainda amadores na leitura a recuperar a trama com a devida calma, se tornando atrativas inclusive para o reconto e a leitura independentes.

a casa sonolenta, blog materno, blog de maes, blog de campinas
Como incentivo a essa oportunidade, preciso indicar uma leitura clássica, entre as minhas favoritas desde a minha própria infância, que com certeza vai provocar o jovem curioso que você tem aí em casa. Num texto de Audrey Wood, muito bem acompanhado por lindas lustrações de Don Wood, A CASA SONOLENTA é uma obra em que todos os personagens de uma velha mansão adormecem um após o outro, e tudo parece bem até que a pulga chega para incomodar. No mesmo estilo da querida canção “A Velha a Fiar”, diverte antes de dormir ou na hora de acordar, e está super acessível nas Livrarias por um preço médio de R$35,00

Uma das histórias mais legais pra você acumular no seu repertório!!

Te interessou? Vale a pena o investimento. Já tem em casa? Então divida comigo sua impressão!
Além das Histórias da Kali descritas na agenda do meu site, mês que vem eu volto trazendo novas Dicas de Leitura.
Muito obrigada!
Kalinde Braga
+55 19 98952 5959
www.kalindebraga.com.br

Canal da Kalinde:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s