Como lidar com as diferenças? O que podemos ensinar aos nossos filhos?

 

comolidarcomasdiferenc%cc%a7as_foto2

Falar e lidar com as diferenças é sempre um assunto “complexo”, nós pais e mães, adultos em geral muitas vezes evitamos o assunto ou agimos com base em crenças pré-estabelecidas que pertencem ao passado, pelo menos assim é que deveria ser.

Porém não somos aptos a lidar com as diferenças, nós aprendemos a aceita-las geralmente através de um processo difícil e doloroso.

Tudo o que é diferente chama a atenção, aquele que é baixo, aquele que é magro, que é alto, gordo, usa óculos, é mais claro, mais escuro, mais pobre, mais rico, aprende mais rápido, tem dificuldade, enfim são milhares de diferenças, mas a diferença quando vem acompanhada de que é caracterizado como deficiência geralmente causa mais transtornos.

Então…o que devemos ensinar aos nossos filhos? Como lidar? Como conviver? Em tempos ai de Paralimpiadas, de lei da Inclusão e de tantas políticas que tentam amenizar os impedimentos da pessoa com deficiência na sociedade nós como pais e educadores não podemos nos eximir e devemos sim ensinar aos nossos filhos, ás nossas crianças, como conviver, aceitar e respeitar a pessoa diferente, a pessoa com deficiência, seja ela deficiência física, mental/cognitiva, visual, auditiva, sindrômica, enfim temos que nos posicionar.

Recentemente um vídeo de um pai falando do filho síndrome de down viralizou na internet, vejam o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=LzUTz48P5fA,

nesta gravação o pai retrata uma situação em que ouviu um outro pai explicar ao filho o que é síndrome de down de maneira extremamente imprecisa e preconceituosa e que ele o pai do menino com a síndrome na hora não se manifestou, e se sentiu muito arrependido por isso…Usemos então este vídeo como exemplo para não agirmos nem como o pai do menino síndrome de down que não se manifestou e tampouco como o pai do menino neurotipico , leia-se neurotípico indivíduo que não apresenta distúrbios significativos no funcionamento psíquico.(fonte wikipedia) que afirmou que a síndrome de down é uma doença em que a pessoa não “ sabe de nada”…Primeiramente vamos nos informar ! Hoje em dia a informação é disponibilizada imediatamente através de computador, smart phone, enfim, “ não tem desculpa”, busque informação sobre o que é a síndrome de down, como se manifesta o autismo, como vive um deficiente físico, as superações de um deficiente visual, veja como é importante a comunicação via LIBRAS, ensine ao seu filho, compartilhe com ele tudo o que aprendeu de maneira que ele entenda.

Em situações cotidianas de escola, parque, shopping, supermercado quando se deparar com a visão do diferente, com comportamentos diferentes muitas vezes de uma criança surda, com déficit de atenção, autista, com dificuldade de fala, NÃO JULGUE ANTES, procure entender, socialize, se possível, não sinta pena, permita a aproximação, não afaste seu filho de uma convivência que certamente será proveitosa para todos.

comolidarcomasdiferenc%cc%a7as_foto1

A sociedade clama por mudanças e nós somos o principal instrumento, empatia é fundamental, hoje em dia é questão de sobrevivência, em um mundo em que tudo é tão volátil, tão superficial. Crie conceitos duradouros de aceitação, de tolerância e com certeza a semente gerará bons frutos, pois lidar com as dificuldades do outro com amor e tolerância nos eleva a categoria de seres altruístas e ultimamente temos nos esquecido o que isso significa, então vamos relembrar “ ao pé da letra” e praticar estes conceitos tão essenciais? 1- Empatia: Empatia é a capacidade de entender e sentir o que outra pessoa está experienciando ou vivenciando, fonte wikipedia : https://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia

2- Altruismo : Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros, fonte wikipedia : https://pt.wikipedia.org/wiki/Altru%C3%ADsmo

Encerramos esta reflexão deixando então duas tendências positivas que podemos adotar sim em todos os momentos de nossas vivências.

Um abraço cheio de energia positiva e transformadora,

 

Juliana Tedeschi Hodar

Professora, Coordenadora Pedagógica, mãe especial

Facebook : https://www.facebook.com/juliana.tedeschihodar

You tube : https://www.youtube.com/user/jhodar

Instagram : https://www.instagram.com/bibi_minifashion/

Blog : http://www.autismoevitoria.com/

Credito das fotos: http://br.guiainfantil.com/

https://ensaiosdegenero.wordpress.com

 

 

 


Um comentário sobre “Como lidar com as diferenças? O que podemos ensinar aos nossos filhos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s