Papo sério: Discutindo dinheiro com as crianças

Se você é pai, mãe, avó, madrinha, vizinho das crianças… tenho certeza que já passou por situações embaraçosas por causa de dinheiro. Quem de nós já não teve que rebolar nos trinta para convencer a criança, antes que ela abrisse o berreiro, que hoje não dá para levarmos aquele brinquedão da loja? Explicar para os mais novinhos que querer não é poder pode ser muito mais complicado do que se imagina: principalmente se o amiguinho da escola tem uma aquisição igual, se o produto que o atraiu é mesmo incrível, e se ele faz com a gente uma pesada chantagem emocional. Poderíamos começar aqui uma longa conversa sobre consumo consciente, educação financeira, administração de pequenas quantias… papo importante, afinal dizer a verdade para a criança é sempre fundamental. “Filho, você não precisa disso. Acalme sua vontade.” “Filha, isso está mais caro do que deveria, não é bom comprar”. “Filho, vamos esperar o seu aniversário”…. Pode ser mais bacana do que a clássica mentirinha “Daqui a pouco a mamãe volta e compra pra você…”
crianca_dinheiro
Mas como estamos numa coluna de Dicas de Leitura, vou dar o meu argumento com uma indicação pra lá de útil e divertida. Estão preparados pra esse papo sério? rs

Ruth Rocha é mais uma vez a autora que nos brinda com um volume bem ilustrado pela Mariana Massarani, que alia entretenimento e conteúdo. A obra Como se fosse dinheiro da Editora Salamandra conta a história de Catapimba, um garoto legal e cheio de amigos, que se envolve numa confusão com sua turma da escola e o dono da cantina. Seu Lucas, ao invés de devolver o troco em moedas pelas compras do intervalo, quer devolver em balinhas, o que acaba provocando uma surpreendente reação nas crianças. Boa oportunidade para comparar valores, abordar o tema justiça e comparação.

Os personagens vivem outras pequenas aventuras do dia a dia nos demais volumes da série TODA CRIANÇA DO MUNDO – A TURMA DA NOSSA RUA. O valor da compra online pela Internet varia em torno de R$30,00. E a pequena cartela de atividades com adesivos que vem dentro do livro pode prolongar o momento da leitura e estender a brincadeira.

Se você conhece este volume, escreva sua opinião. Se ainda não conhece, conte pra gente assim que estiver com ele em mãos! Continuamos nosso papo sério na próxima dica!

Kalinde Braga

www.kalindebraga.com.br INSTAGRAM@kalindebraga

Contadora das Histórias da Kali em Aniversários, Escolas, Empresas, Clubes, Lojas e os mais variados eventos!


Um comentário sobre “Papo sério: Discutindo dinheiro com as crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s