Acne na adolescência

A fase da adolescência está começando cada vez mais cedo, hoje em dia notamos que essa turminha quer se cuidar! A acne não é mais considerada “normal”, aliás, pode até ser “normal” ter acne, anormal é não tratar! Acne tem tratamento sim, e podemos minimizar um pouco do sofrimento dessa galerinha se começarmos com os cuidados com a pele desde cedo!

acne, espinhas,

O que ocorre com a pele do adolescente ?

Clima, alterações hormonais na adolescência, tendências individuais e até ansiedade antes de eventos importantes podem causar o problema. Quanto aos alimentos, nenhuma pesquisa ainda conseguiu provar que têm a capacidade de agravar esse distúrbio. O recomendado é prestar atenção nos produtos que podem desencadear uma reação e evitá-los.

Hoje em dia sabemos que não é a ingesta de gorduras o principal vilão, mas sim o aumento de açúcares refinados e alimentos que aumentam o índice glicêmico no sangue. O leite também está sendo apontado como um responsável pelo aumento das espinhas, se consumido em excesso. Temos visto também um aumento de acne em adolescentes que estão usando suplementos de academia, como whey e creatina.

Oleosidade da pele

Com o aumento da oleosidade surgem o conjunto das lesões que chamamos de acne: os cravos (comedões) e as espinhas (pústulas).

A diferença entre cravo e espinha é que o primeiro é uma lesão inicial do processo de acne, ou seja, entupimento de uma glândula sebácea. Quando ocorre a inflamação, com o aparecimento de bactérias, chama-se espinha. O folículo onde o pelo nasce é uma espécie de casulo. Ligada a ele, está a glândula sebácea, que produz um líquido formado por óleos – uma “sopa” que as bactérias adoram e serve para que elas se nutram, reproduzam e multipliquem. A quantidade de sebo aumenta, mistura-se ao pus (resultado da digestão dos micro-organismos) e aí surge a inflamação, que é a espinha. Por conta disso, a pele pode ficar avermelhada e dolorida. Não se deve espremer cravos e espinhas em casa, apenas no consultório ou com profissional especializado.

✔ Vejam alguns passos importantes :

1. Higiene Facial Adequada: a maioria dos adolescentes possui tendência à oleosidade, nesses casos estão indicados os sabonetes líquidos ou espumas de limpeza com substâncias adstringentes, lavar o rosto com água fria, em torno de 2 x ao dia! Apesar de muitos sofrerem de acne, uma boa parte possui a pele seca, muitos são atópicos ou têm pele sensível, nesses casos o ideal é optar por um sabonete de ph neutro, sem sabão, como as versões “syndeth”.

2. Usar Filtro solar: indispensável para uma pele saudável! Escolha um protetor de acordo com seu tipo de pele, na maioria dos casos estão indicadas as versões “oil free” ou “oil control”! No casos de pele seca, opte por um protetor indicado para peles sensíveis e que contenha hidratante na fórmula!

3. Comece a se preocupar em proteger-se do sol desde cedo! Dependendo do sol que você tomar hoje, se tiver casos de queimadura, isto aumenta muito o risco de ter uma lesão cancerígena

daqui 10 ou 15 anos! Tente se desprender o quanto antes do hábito de se bronzear, o sol de hoje em dia está muito mais agressivo do que o sol de 20, 30 anos atrás!

4. Meninas devem evitar o uso excessivo e diário de maquiagem, quando forem usar devem optar pelas makes hipoalergências, minerais e livres de óleo! E jamais durmam de maquiagem! Isso pode piorar o quadro de acne e oleosidade! Adquira o hábito de usar demaquilante e depois o sabonete antes de dormir desde nova!

5. Trate a acne: o melhor jeito de evitar a cicatriz causada pela acne é tratá-la, e você não precisa ter o rosto cheio de espinhas para procurar um tratamento dermatológico. O cravo que já é a primeira manifestação da acne, se for profundo ou inflamar, já corre o risco de deixar sequelas!

Qualquer dúvida estou a suposição !!! Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s