Maquiagem e meninas pequenas, pode ou não pode? O que fazer ?

Bibi, maquiagem para crianças, comportamento infantil

Amigas e amigos leitores do Blog, resolvi escrever sobre este assunto porque ele vem “causando” bastante aqui em casa…

Minha filha Bianca de cinco anos é v-i-c-i-a-d-a em maquiagem e cuidados, eu e meu marido não sabemos mais o que fazer para que ela diminua um pouco o “foco”nisso e resolvi pesquisar…

Bom primeiramente é um alivio saber que é permitido e que é regulamentação da ANVISA desde 2012. Quem quiser acessar a cartilha ai vai : http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/material/cosmetico_infantil.pdf

Ai fui buscar opinião de pediatras e psicólogos e não encontrei unanimidade …alguns acham que é o culto á vaidade extrema e inclusive projeção de algum problema de auto estima materna, outros afirmam que se for com produtos adequados e continuar no âmbito da brincadeira e com produtos adequados e confiáveis tudo bem. Posso relatar que aqui em casa é um misto de vaidade e brincadeira e que eu sou uma pessoa extremamente vaidosa, então se a “culpa” é minha eu assumo, porém eu consigo sair de casa sem maquiagem e ela também então acredito que não estamos com um problema grave, a dica da psicóloga que preferiu não se identificar é notar se isto causa algum sofrimento na criança do tipo “ não vou sair se não me maquiar” ou “fulano vai me achar feia” coisa deste tipo.

Sei que agora tudo é mais latente, mais exposto do que na época que eu era criança/adolescente e percebemos que castigos e gritos não adiantam para que ela pare de se maquiar então impusemos algumas regrinhas, dia de semana batom claro ou brilho, final de semana batom mais escuro e nos desfiles maquiagem de acordo, ela é mini fashionista do blog Maria Babona quem ainda não segue o perfil do insta é @bibi_minifashion.

Vamos nos manter atualizados sobre o assunto para que ela tenha a medida certa da vaidade e outras prioridades na vida claro, a profissão dela é ser criança, brincar, estudar e os momentos de se maquiar, de experimentar ganhar looks, mimos são parte de momentos, mas não prioridade máxima.

Espero ter contribuído com famílias de meninas que passam por esta fase e me coloco a disposição para conversar, por favor comentem aqui no blog!

 

Um beijo maquiado, Ju

Mulher em permanente estado de construção e desconstrução

Créditos: Foto tirada no #studiofashionMB pela Ariane Milagres : https://www.facebook.com/ariane.milagres?fref=ts

Look : Loja mima ; https://www.facebook.com/mimaloja?fref=ts

Make e hair : Jaque Franca : https://www.facebook.com/jaqueline.franca.739?fref=ts


3 comentários sobre “Maquiagem e meninas pequenas, pode ou não pode? O que fazer ?

  1. Gostei do seu texto. Estamos tbem vivendo essa fase das meninas e confesso que muitas vezes me “vejo” na Maria Fernanda… (risos). Mas tbem fizemos alguns combinados com relação a maquiagem forte ou mais leve e, até o momento, está dando certo!
    Grande bjo!

    Curtir

Deixe um comentário

