O tal medo de prova

Anos letivos iniciam e terminam e, mais uma vez, vejo alunos passados e aterrorizados quando o assunto são as temidas semanas de avaliação escolar. Passados mesmo. As olheiras ficam visíveis, assim como o pânico de alguns. Ainda se ouve frases do tipo: “Quero só ver na hora da prova”. Vejo crianças se preocuparem com isso desde o 1º ano.

É urgente desconstruirmos essa visão e prática de avaliação pontual e punitiva, ainda presente em tantas situações (na escola e na vida). O que poderia ser um registro construtivo de aprendizagem se torna, por vezes, motivo sofrimento.

maibi1

É importante que as famílias e os educadores deixem claro que o ato de avaliar não precisa necessariamente significar um momento de tensão. O ideal é estimular que a criança faça o melhor, demonstre o que sabe e possa analisar a si mesma. Uma outra dica é mostrar que todos somos avaliados em inúmeros momentos, inclusive na trajetória infantil, e parâmetros a serem observados existem. é possível suavizar isso com exemplos como: “O importante é conseguir subir a escada e descer pelo escorregador, independente se você subir mais devagar ou descer mais rápido”.

Outro ponto interessante é conversar com a escola sobre como são delineadas as avaliações e procurar estimular os pontos positivos de as crianças compreenderem as próprias superações, habilidades e dificuldades. É enxergar a avaliação como sondagem, observação e registro de pontos a serem valorizados ou alinhados.

Acima de tudo, mães, pais e demais familiares, um conselho importante é evitar atrelar algo negativo às provas. Apoie, ajude a tirar dúvidas e reforce o que há de positivo na criança, sem deixar de lado a firmeza necessária para o aprendizado. Evite comparativos com outras crianças, tendo como guia somente a curva de desenvolvimento comum, o conteúdo abordado na escola e as particularidades de cada criança. A boa relação com as avaliações na infância pode resultar em maior desinibição, segurança, iniciativa e autoconfiança na vida adulta.

Avaliar é tão importante quanto saber avaliar e – principalmente – porque avaliar


3 comentários sobre “O tal medo de prova

  1. Cruel como não somos ensinados a avaliar quando estamos na faculdade. Fiz Letras e me lembro vagamente desse conteúdo. Uma pena… Vc pode fazer progressos incríveis se souber como avaliar e como explicar aos seus alunos sobre a importância da avaliação! Se fosse sabida a melhor forma de “vender” a avaliação, certamente esse medo diminuiria muito!

    Curtir

  2. Sempre padeci desse medo, e na grande maioria das vezes me saía bem (nerd total) mas acredito q outras formas de avaliação fariam com q o aluno mostrasse suas potencialidades muito mais

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s