PESQUISA APONTA QUE O BRINCAR LIVRE ESTÁ EM DECLÍNIO E QUE É PRECISO REEQUILIBRAR OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS

Segundo a pesquisa global de OMO “Valor do Brincar Livre”, metade dos pais querem que seus filhos tenham um melhor balanceamento de seus hábitos.

Captura de tela 2016-04-14 08.59.36

Um estudo global lançado no Brasil demonstra que a quantidade de tempo que as crianças passam brincando livremente está em declínio, e que atualmente a maioria delas passa menos tempo ao ar livre que um presidiário[1]. Em média, as crianças passam, por dia, uma hora ou menos ao ar livre.

A pesquisa “Valor do Brincar Livre” realizada por OMO, da Unilever, como parte da plataforma de causa da marca “Se Sujar Faz Bem”, entrevistou 12.000 pais ao redor do mundo e constatou que dois terços deles (64%) acreditam que seus filhos não têm as mesmas oportunidades de brincar que eles tiveram na infância.

Sir Ken Robinson, especialista em educação, criatividade e desenvolvimento humano e presidente do Conselho Consultivo de OMO para o Desenvolvimento da Criança, comenta: “Pesquisas acadêmicas mostram que brincar ativamente é a forma primária e natural pela qual as crianças aprendem. É essencial para o crescimento saudável. Porém, muitas vezes o ‘brincar’ é negligenciado, como uma atividade sem importância, sem qualquer finalidade. Consequentemente, há uma crescente e alarmante tendência que aponta para a redução do brincar livre nos hábitos das crianças “.

Embora especialistas concordem que há benefícios associados ao uso de tecnologia pelas crianças, o tempo “diante da tela” é percebido como uma barreira quando se trata de estimular o livre brincar. Entre os pais brasileiros, 85% admitem que seus filhos muitas vezes não querem brincar sem o uso de tecnologia.

Sir Ken continua: “Há um preocupante desequilíbrio surgindo no brincar. As telas podem ser uma importante fonte de educação e entretenimento, mas a criança precisa brincar de diversas formas para exercitar plenamente a mente e o corpo e para, a partir dele, aprender sobre o mundo à sua volta. Permita que as crianças brinquem de forma segura, mas livremente, usando estruturas simples, e você ficará surpreso com a capacidade que elas têm de empreender, imaginar e criar. Temos que garantir um espaço para o brincar livre na vida de nossas crianças, para enriquecer seu desenvolvimento agora e ajudá-las a se tornarem adultos bem equilibrados, prósperos e felizes”.

No Brasil, OMO também conta com a colaboração de consultores e especialistas locais. Priscila Cruz, do Movimento Todos pela Educação, e Vital Didonet, pedagogo e especialista em políticas públicas para a primeira infância.

Para chamar a atenção para o déficit do brincar livre, OMO criou o instigante filme “Libertem as Crianças”, que ilustra nitidamente este desequilíbrio. O filme foi rodado em uma prisão de segurança máxima nos EUA, e mostra presidiários falando sobre o que o tempo ao ar livre significa para eles. O intuito foi trazer os dados da pesquisa “Valor do Brincar Livre” para a realidade, por meio de uma comparação metafórica que provocasse uma reflexão sobre a importância do brincar livre.

#LivreParaDescobrir

É por isso que OMO lançou no Brasil, dentro da sua plataforma de causa “Se Sujar Faz Bem”, o movimento #LivreParaDescobrir: um compromisso da marca com o reequilíbrio nos hábitos das crianças. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, a marca está investigando e disseminando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. Para transmitir essa mensagem, lança também um filme Manifesto para inspirar os pais.

Para dar suporte aos pais para que seus filhos brinquem mais, OMO irá intensificar ações e o compartilhamento de conteúdos para encontrar e disseminar atividades e lugares acessíveis e divertidos para sair e brincar, por meio da plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, que é  uma central de conteúdos sobre a importância do brincar e reúne as informações para que todos possam acompanhar as principais ações do movimento #LivreParaDescobrir.

Junte-se ao movimento #LivreParaDescobrir. Visite www.SeSujarFazBem.com.br, encontre dicas para “libertar” suas crianças e ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira.

 

  1. A Comissão de Direitos Humanos da ONU determina que presidiários devem ter um mínimo de 60 minutos de banho de sol por dia.http://www.ohchr.org/EN/ProfessionalInterest/Pages/TreatmentOfPrisoners.aspx

 

SOBRE A PESQUISA “VALOR DO BRINCAR LIVRE” (VEJA ÍNTEGRA DA PESQUISA EM ANEXO)

A pesquisa foi conduzida pela Edelman Berland, uma empresa independente de pesquisa de mercado. As entrevistas foram feitas entre fevereiro e março de 2016, com 12.170 pais de crianças entre 5 e 12 anos. 10 países participaram: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, Portugal, África do Sul, Vietnã, China, Indonésia e Índia. Em cada país foram realizadas 1.000 entrevistas, exceto nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde foram realizadas 2.000 entrevistas por país.

 

SOBRE A INICIATIVA “SE SUJAR FAZ BEM”

“Se Sujar Faz Bem” é uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, disponível em mais de 78 países sob as marcas OMO, Persil, Skip e Via. Juntas, as marcas “Se Sujar Faz Bem” são a quarta marca mais consumida no mundo, com uma filosofia única na categoria de lavanderia. Acreditamos que se sujar faz bem: as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, estamos investigando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial.O Conselho Consultivo “Se Sujar Faz Bem” é um grupo de especialistas que aconselha a causa “Se Sujar Faz Bem”. Globalmente, inclui Sir Ken Robinson, Dr Stuart Brown e representantes dos parceiros OMO. No Brasil, OMO conta com a consultoria de Priscila Cruz e Vital Didonet, além das parcerias com Slow Kids, Catraquinha e Aliança Pela Infância, na Semana Mundial do Brincar.

 

SOBRE OMO

OMO é a marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos. A marca está presente em 75% dos lares brasileiros. A família OMO é composta pela linha Progress+, com OMO Progress+ em pó e OMO Super Concentrado Progress+, OMO Multiação Poder Acelerador pó e líquido, OMO Multiação com um Toque de Comfort Aloe Vera, OMO Multiação com um Toque de Comfort Original, OMO Multiação com um toque de Comfort Energy, a linha OMO desenvolvida para Roupas Delicadas & Escuras e a linha OMO Tira Manchas, lançada recentemente em todo o Brasil. Para conhecer o portfólio de OMO, acesse:www.omo.com.br, www.facebook.com.br/omobrasil ou @omobrasil.

  1. A Comissão de Direitos Humanos da ONU determina que presidiários devem ter um mínimo de 60 minutos de banho de sol por dia.http://www.ohchr.org/EN/ProfessionalInterest/Pages/TreatmentOfPrisoners.aspx

 


2 comentários sobre “PESQUISA APONTA QUE O BRINCAR LIVRE ESTÁ EM DECLÍNIO E QUE É PRECISO REEQUILIBRAR OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s