Criança precisa de atenção: vivência de professora e recreadora

Vamos começar unindo o profissional e o emocional: trabalho muito e amo todos os meus trabalhos. Na área de lazer artístico, chego a ter 4, 6 eventos em um único final de semana e o que mais está em alta são as recreações lúdicas para crianças, contendo brincadeiras tradicionais, piqueniques e contações de histórias. Nenhum brinquedo eletrônico. Nenhum vídeo. Nenhuma conexão com a internet.

Famílias sempre nos procuram e as crianças passam horas conosco. No final, recebemos inúmeros agradecimentos, elogios e ouvimos das crianças que ficaram muito felizes. A pergunta, então, que passei a me fazer foi: por que, em um universo tão acelerado e cheio de estímulos, crianças e famílias se alegram tanto com ações tão simples? A resposta que mais engloba a todos fatores possivelmente se resume em algo já muito sabido: criança precisa de atenção.

ma1

Já estive em muitos aniversários recheados de brinquedos eletrônicos – deixo claro que eu amo esses brinquedos e me divirto muito. Porém, a todo momento as crianças buscam a companhia do monitor, o olhar atento da família e a companhia de um amigo. A criança de hoje, com suas peculiaridades contemporâneas, busca com frequência o amparo para se relacionar e conviver. Nossas crianças cosmopolitas nascidas após o ano 2000 têm uma tendência solitária, devido a várias circunstâncias.

Quando os pequenos estão conosco, nosso olhar é todo para eles. As brincadeiras foram planejadas, o tempo é longo, a diversão é flexível e a interação é constante entre todos. E mais: crianças sabem o quanto gostamos deles e podem, ali, perceber o quanto brincar, dividir e compartilhar são verbos insubstituíveis, mesmo quando a moda é ditada pelos superpoderosos “clicar”, “viralizar” e “curtir”.

ma2

O lúdico ensina com leveza. A oportunidade de convivência permite aprendizados únicos de vida, como o limite e a cordialidade. Já a atenção, o carinho e a orientação, mesmo em momentos de lazer, estimulam bons sentimentos como a alegria, o foco e a confiança. Um viva aos que estimulam o brincar às crianças. Dar atenção hoje é permitir a formação de um adulto mais seguro e mais feliz.


2 comentários sobre “Criança precisa de atenção: vivência de professora e recreadora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s