Meu filho foi mordido na escola…

 

O fato

Ontem fui buscar o João na escola e a surpresa… ele estava com uma marca de mordida no rosto. Em 2 anos que ele está na escola essa foi a primeira vez que o João voltou mordido para casa.

A professora, que o acompanhou até o portão, me explicou que eles estavam na brinquedoteca e que o amiguinho mordeu meu filho por conta de um carrinho… Certamente o menino queria o carrinho e o João não quis dar… ou o carrinho estava na mão do amiguinho e meu filho, “gentilmente” tirou da mão dele… Sabe aquela gentileza de criança? “me dá” já tirando da mão do amigo?

Pois bem, passada a chateação de ver meu pequeno machucado, eu comecei a pensar em algumas coisas…

mordida, crianças que mordem, meu filho mordeu, crianças mordidas na escola

Por que será que as crianças mordem?

Muitos são os motivos… desde chamar a atenção até conseguir algo de forma rápida. Pode não parecer, mas eles estão se expressando!

Até os 3 anos, as crianças ainda não dominam bem a fala e, por vezes, não são estimuladas a compartilhar suas emoções, restando a elas apenas manifestações corporais de seus sentimentos. Aí aparecem as mordidas, os empurrões, os puxões de cabelo…

E sim, a psicologia explica isso… Segundo Freud, esse tipo de atitude faz parte do desenvolvimento da criança e tende a desaparecer conforme a criança for dominando a linguagem e consiga se expressar com mais clareza.

 

Mas e aí, deixo a criança morder porque é uma fase?

Jamais! O ideal é que a correção seja imediata. De preferencia um adulto deve mediar essa situação explicando para a criança que não se deve morder o amigo. Explicar que, da próxima vez, ele pode pedir o brinquedo ao amigo e se ele não der, deve chamar a professora.

Outra atitude legal de se fazer, mesmo que vc nunca presencie um episódio desses, é falar com seu filho quando ele estiver nervoso ou insatisfeito. Pedir que ele verbalize seu descontentamento de forma calma e sem agressão.

Ainda que as mordidas façam parte do amadurecimento da criança, esse tipo de atitude tem que ser corrigida. É necessário falar para a criança que, como diz meu filho “não é legal morder, machuca”. A criança não pode assimilar que essa é uma forma de conseguir as coisas e que machucar os outros é aceitável.

Ah! Nunca incentive a criança a morder de volta! E não morda a criança para que “ela sinta o que o amigo sentiu”… Vc vai validar o ato de morder, mostrando que é válido causar dor se vc foi machucado.

 

Mas onde meu filho aprendeu a morder??

Desde que o João nasceu sempre pedi às pessoas que não brincassem com ele de morder. Criança não tem discernimento de quando brincar e quando não brincar. Elas entendem que a mordida é uma forma de expressão, e quando vc faz isso com ela deixa claro que é uma atitude aceitável.

As vezes os pais não mordem, mas a criança tem contato com crianças mais velhas que tem esse hábito.

Outro lugar “ótimo” para aprender algumas coisas é a TV. Eu não sou extremista e nem vou falar pra vc cortar a TV e o tablet do seu filho, mas vou sugerir que vc fique atento ao tipo de desenho que ele assiste e, se possível, assista com ele e converse sobre algumas cenas que envolvam atitudes agressivas.

 

 

Quando cobrar uma postura da escola?

Entendo que esses episódios são normais nessa idade… não estou dizendo que é fácil pegar seu filho mordido, mas sim que esse tipo de situação pode acontecer.

Entretanto, vc deve ficar atento com relação à reincidência. Se seu filho tem voltado frequentemente mordido, é hora de chamar a coordenadora da escola para uma conversa. Tentar entender o que está sendo feito para evitar esse tipo de situação, se a criança que morde é sempre a mesma, se colocar a disposição caso vc possa ajudar em algo.

Essa atitude é importante para que seu filho não fique com medo de ir a escola. Já vi crianças que foram mordidas tantas vezes que não queriam mais ir a aula, e com razão né? Fala sério, quem quer ir a algum lugar pra voltar machucado???

 

E se vc é a mãe/pai da criança que mordeu?

Parece que não, mas saber que seu filho está mordendo os amigos na escola não é legal… Tenho uma amiga que viveu os dois lados: seu mais velho vivia sendo mordido e a mais nova tocava o terror mordendo todo mundo… Certa vez ela me falou que ser a mãe da criança mordida é mais fácil… e eu concordo com ela… Ela dizia que conversava com a filha, mas parecia em vão. E essa minha amiga é ponta firme, não é mãe mole não… Mas ainda assim a fase custou a passar e ela morria de vergonha sempre que recebia um bilhete da escola dizendo que sua pequena tinha mordido um amigo…

E o duro é que vc começa a se culpar, pois quando os episódios de mordida são recorrentes, isso denota um desequilíbrio emocional da criança… E se isso for identificado, é legal recorrer a ajuda profissional para tratar criança e pais.

 

 

E vc, já passou por isso?? Tomou uma atitude diferente da que foi sugerida no texto? Compartilha com a gente!!

 

Agora que eu desabafei, deixa eu ir cuidar do meu pequeno mordido (drama materno kkkk)

Bjos e até a próxima!!

 

Deia Tomaz

www.lancheiradojoao.com

www.seeufizvcfaz.com.br

 


10 comentários sobre “Meu filho foi mordido na escola…

  1. Olá meu filho foi mordido pela 4 vez pela mesma criança e desta vez esta muito feio. Enviei a diretora sugestões de trabalho e coloquei me a disposição. Ela nada fez. O que posso fazer agora? Meu filho não está querendo ir a escola

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Tenho uma filha de 6 anos, que foi mordida com 8 meses na escolinha, e depois por volta de um ano e meio foi a mordedora….quase todos os dias… E um menino de 1 ano que mordeu um amiguinhos semana passada na escola, por disputa de brinquedo. Em casa, quando eles nos mordem, e realmente pode-se observar que é expressão de alguma insatisfação, querer algum brinquedo, chamar atenção, irritação, ou mesmo incômodo com algum dentinho nascendo, tento na hora da mordida, fingir que estou chorando e que está doendo muito, a resposta do pequeno é imediata, ao ver que dói no outro, que machuca o outro, ele se compadece, entende e começa a chorar também, chateado por ter causado dor, machucado a mamãe, o papai e a irmã, nos abraçamos, acalmamos, e com amor, mas firmeza, explico que machuca o amigo, que o amigo chora porque fica com dor, e não é legal fazer oanigo sentir dor. Em seguida, e sempre que possível, corrijo a atitude que levou à mordida. Se for por querer algum objeto, digo que precisa pedir e esperar sua vez de brincar com aquilo. Se for por irritação ou desconforto, pego no colo, acalento, acalmo, e explico que não é dessa maneira que se expressa, precisa conversar. Parece maduro demais não é? Será que um bebê vai entender tudo isso? Há! Entende sim! E aprende muito por observação, vendo como os adultos reagem, por isso temos que ir ensinando todo momento um pouquinho, um dia eles nos surpreendem com lindas atitudes! Lindas respostas que fomos nós que ensinamos! E orgulhosos e alegres podemos sentir satisfação e ver que vale a pena! Vale a pena sermos adultos melhores para formar pessoas melhores, pois na verdade, são eles que nos formam, nos mudam, nos moldam, pois antes da chegada deles, vivemos num mundo adultilizados, competitivo, onde precisamos nos defender como leões e leoas, devorando uns aos outros, os sentimentos, os valores… Mas quando eles chegam, nos tornamos ensináveis de novo, como eles, como crianças, ganhando da vida mais uma chance de sermos adultos melhores e melhorar a vida ao nosso redor para que sejamos todos, nós, eles, nossa família, amigos, vizinhos, colegas do trabalho, etc… Mais felizes!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Perfeito Fabiana!!! Amei seu texto!!! Sim, eles vem para nos ensinar a aprender e ensinar a ensinar… trabalho arduo e diário, mas como vc disse, vale a pena!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

