Novo Calendario de Vancinação para crianças

O Ministério da Saúde anunciou algumas mudanças referentes ao calendário de vacinação 2016.

CONFIRA ABAIXO AS MUDANÇAS:

Um dos principais destaques é em relação à vacina contra o HPV (papiloma vírus humano). O esquema vacinal passa a ser somente de duas doses entre 9 e 13 anos, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira.

Entretanto, as mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente contra pneumonia e outras doenças, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos. Crianças de 12 meses a quatro anos que não tiverem sido vacinadas poderão tomar uma dose única e garantir a imunização.

A vacina contra hepatite A será indicada a partir dos 15 meses, podendo ser aplicada até os 23 meses de vida. Antes, a vacina de dose única era aplicada a partir dos 12 meses.

Ainda no primeiro semestre de 2016, a vacina contra hepatite B passará a ser oferecida para maiores de 50 anos, o que não ocorria anteriormente.

Contra a paralisia infantil, o que muda é a forma de aplicar a vacina e o tipo de vírus. A terceira dose era de gotinha com vírus atenuados, e agora vai ser aplicada com a injeção de vírus mortos.

calendário vacinação, Calendario de Vacinação, novo calendario de vacinaçao, vacinacao infantil, ateração no calendario de vacinacao das crianças

Também haverá mudança da vacina meningocócica C(conjugada) , que protege as crianças contra meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, foi antecipado e passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. Crianças de 12 meses a quatro que não receberam a vacina poderão ser imunizadas com uma dose única, assim como no caso da pneumocócica 10 valente.

Todos os postos de saúde do Brasil já estão cientes das mudanças do Ministério da Saúde. Fiquem sempre atentas às carteirinhas de vacinação das crianças.

 

Qualquer dúvida pode perguntar nos comentários que teremos o prazer em reponder, espero ter ajudado. Beijo carinhoso Karen Realli mamãe da princesa @elisarealli_model

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 


24 comentários sobre “Novo Calendario de Vancinação para crianças

  1. Já anotei aqui e vou verificar a carteirinha dos meninos pra ver se tava tudo ok e em dia … a vida sempre corrida é importante não deixar passar vacinas importantes e essenciais para crianças. Beijos

    Curtir

  2. Que post ótimo Marta, eu acabei de perceber que ando com as minhas vacinas desatualizadas, já das crianças não tenho mais … Valeu demais a dica!

    Bjos =D
    Minda

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s