Como tratar o melasma no verão???

O Melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta em sua maior parte as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz Ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

melasma, o que é nelasma, como tratar melasma no verão

O Melasma é uma doença de difícil tratamento. Com o verão e a proximidade das férias e consequente exposição ao sol a tendência à piora é muito grande.
Muitas pessoas pensam que não há como tratar as manchas nesse período, o que não é verdade. Você tem uma série de cuidados que ajudam muito a tratar ou pelo menos impedir que piore muito nessa época.
Existem medidas à serem tomadas para estabilizar o processo e preservar o clareamento conquistado no inverno!

 

 

Descubra agora os 7 mandamentos para cuidar do melasma no verao :

  1. Reaplique o filtro solar à cada 3hs, que tenha proteção contra os raios UVA , UVB, infra vermelho, com PPD acima de 10! (Descrito no rotulo).
  2. Protecao contra luz visível: protetor solar color base ou com barreira física ( descrito no rotulo protetor solar físico). Ou se a mancha for localizada existe protetor color em bastao color com barreira física.
  3. Acido e cremes clareadores: o dermatologista ira te indicar o tratamento pronto ou manipulado de acordo com a necessidade da sua pele.  No verão também usamos ácidos e despigmentantes não fotossensibilizantes.
  4. Fotoprotetor via oral: cápsulas de nutraceuticos que ajudam na imunidade da pele contra o sol agindo como filtro solar sistêmico.  Mas não dispensam o uso dos filtros tópicos!
  5. Vitamina C tópica: usar um serum com vitamina C pela manha antes do protetror solar!  Alem de ajudar no clareamento é um potente antiidade com sua ação antioxidante.
  6. Antioxidantes via oral: capsulas de nutraceuticos com vitaminas e extratos que agem desacelerando o processo de pigmentação e envelhecimento da pele.
  7. Use chapéus e viseiras com protecao ultra violeta no tecido!

colunista, colunistas maria babona, dra larissa faidiga

Dra. Larissa S. Ferrarezi Faidiga

CRM: 130866

Dermatologia

TEL: (19)3876-3020

larissa@nelsonfaidiga.com.br

www.medicinanelsonfaidiga.com.br

Instagram: www.instagram.com/dralarissaff

 

 


4 comentários sobre “Como tratar o melasma no verão???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s