POSTURA CORPORAL E O USO DAS TECNOLOGIAS

Você já ouviu a expressão “Text Neck”? Sabe o que quer dizer e quando é empregada?

Ela descreve ma postura corporal que em tradução livre quer dizer “pescoço de texto” e está relacionada aos hábitos atuais das pessoas.

Hoje em dia tem sido comum queixas de dores no corpo após o uso prolongado das tecnologias de comunicação.

Recentemente um estudo realizado pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro mostrou que nossa coluna já está sendo comprometida em função da postura errada e constante de olhar para baixo, declinando o pescoço para o telefone celular e tablet.

pri1

Com frequência é possível observar a cabeça inclinada para frente e ombros curvados em quem está usando um destes aparelhos, o que não é nada benéfico para a saúde da coluna vertebral.

Na pesquisa, mais de 2 mil pessoas atendidas entre 2010 e 2011 em suas unidades no Brasil inteiro, informaram sentir dor nas costas. Destas, 15% confirmaram que fazem uso frequente de aparelhos móveis.

pri2

Problemas nas mãos e punhos também tem sido relatados.

“Pela sustentação do tablet na posição em pé, ou em uma postura inadequada, você sobrecarrega a musculatura das mãos. A digitação em teclados diminutos, como os do celular ou do tablet levam também à dores nos dedos”, explica o diretor clínico da Rede Lucy Montoro, Daniel Rúbio.

Na matéria citada, a maioria dos pacientes, com idades entre 25 e 40 anos, apresenta uma característica de não realizar atividade física regularmente.

De fato, o sedentarismo é apontado como um dos maiores fatores agravantes da situação.

Hoje em dia, no meio médico existe uma expressão conhecida como “Síndrome da Morte Sedentária”. Acomete indivíduos que passam longas horas do dia sentados e acabam desenvolvendo doenças crônicas como colesterol alto, diabetes e obesidade.

A má postura também é comum em usuários de notebook e computador de mesa (desktops).

pri3

A idade parece não ser um fator excludente. Até pessoas jovens estão apresentando problemas ortopédicos pelos motivos já citados.

Especialistas dizem que o uso contínuo e prolongado desses equipamentos está provocando problemas ortopédicos e posturais até em pessoas jovens.

pri4

Crianças tem acesso cada vez mais novas aos aparelhos. E tem menos noção corporal que os adultos.

pri5

Além de dor, que no início são consideradas apenas como desconforto e depois viram algo crônico, outras consequências do uso demasiado dos aparelhos está o aparecimento de tendinites, formigamento nas mãos e dores musculares intensas.

Vale lembrar que essas enfermidades não se manifestam da noite para o dia, mas em decorrência de uma prática repetitiva da postura corporal incorreta.

pri6

“Até a produtividade no trabalho tende a cair também”, diz Dr José Luís Zabeu, chefe da ortopedia do Hospital Celso Pierro e professor da Faculdade de Medicina da PUC Campinas, no artigo “Novas tecnologias. Uso exige postura” (2013)

E no caso das crianças, o desempenho escolar pode ser afetado.

Segundo especialistas, além de causar problemas de postura e lesões, o Text Neck também é prejudicial à respiração, podendo reduzir em até 30% a capacidade pulmonar.

O QUE FAZER?

Para combater este mal, médicos, educadores físicos e fisioterapeutas recomendam:

  • buscar mais consciência corporal;
  • tentar manter uma postura mais ereta ao utilizar os dispositivos.
  • Na postura sentada, os ombros devem estar alinhados com o quadril;
  • lançar mão de acessórios, como suportes que deixem o aparelho em uma posição mais ergonômica;
  • fazer intervalos quando se fica muito tempo usando o computador ou smartphone;
  • praticar atividade física com regularidade;
  • fazer alongamento;
  • fortalecer a musculatura dorsal.
  • No caso de computador de mesa, o centro da tela deve estar à altura dos olhos.

No caso das crianças, os pais devem ficar vigilantes com a postura que os filhos adotam durante o uso das máquinas, na posição em que estes aparelhos estão colocados e no tempo de exposição a eles, para evitar problemas futuros de saúde.

Além disto, as crianças devem passar menos tempo sentadas, e realizar mais atividades físicas recreativas.

Atenção: prevenção é a palavra chave!

Como professora de educação física escolar, penso que devo ter uma visão global do aluno. Longe de trabalhar somente o aspecto motor, procuro contribuir para o desenvolvimento da criança como um todo. Sendo assim, a saúde do aluno é uma área importante.

Um dos trabalhos que costumo desenvolver é a avaliação da postura dos escolares.

O objetivo principal de se fazer a avaliação postural na escola, é identificar se os escolares apresentam anormalidades na simetria dos segmentos corporais e orientar os pais quanto aos encaminhamentos necessários.

 

Este projeto é desenvolvido na EMEF Profª Geny Rodriguez, escola pública municipal de Campinas, com autorização dos responsáveis pelas crianças.

Além da observação da postura, são realizados outros testes complementares, descritos em http://professoradeeducacaofisica.blogspot.com.br/search?q=postura
Nos casos em que é observada alteração das estruturas corporais e há suspeita de desvio postural, faço encaminhamento para consulta com ortopedista, para avaliação mais detalhada e tratamento fisioterápico, caso necessário.

pri7pri8

 

Dicas de como usar o tablet você pode ver nesta reportagem: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/06/projetos_correio/70656-novas-tecnologias-uso-exige-postura.html

 

DISCUSSÃO

As novas tecnologias do século XXI vieram para ficar, se modernizam muito rapidamente e atraem as pessoas, mudando até mesmo seu estilo de vida.

O número de aplicativos disponíveis cresce, proporcionando facilidades no dia a dia, como consulta aos compromissos da agenda, por exemplo.

Para algumas pessoas, estes aparelhos são o maior meio de comunicação, por meio das redes sociais, troca de mensagens…

O fato é que todos que usamos estas tecnologias estamos sujeitos a desenvolvermos estes problemas, se não nos cuidarmos. Temos que nos policiar, controlar o tempo que utilizamos estes aparelhos diariamente e verificar sempre se não estamos relaxando na postura.

Enquanto escrevia este artigo, eu me avaliava o tempo todo, e imagino que você, leitor, também olhará para si próprio ao ler estas linhas. Mas e quando estamos distraídos, envolvidos com algo na tela?

Fica o alerta!

 

Fontes:

http://www.anchieta.br/uso-excessivo-de-telefones-e-computadores-pode-causar-lesoes-graves/

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/06/projetos_correio/70656-novas-tecnologias-uso-exige-postura.html


2 comentários sobre “POSTURA CORPORAL E O USO DAS TECNOLOGIAS

  1. De fato, as novas tecnologias têm muito a contribuir para nossa informação, comunicação e atualização dos acontecimentos, mas é preciso estar alerta aos malefícios. A ma postura é uma delas. Valeram as dicas

    Curtir

  2. engraçado como a gente nem percebe que está toda torta, até que as dores começam a aparecer… tento me policiar, mas sempre me pego no computador ou no tablet com a postura toda torta… quando comecei a ler esse texto já tive que arrumar na cadeira… rs… hábitos errados…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s