Brincando com o bambolê – mil e uma maneiras de brincar

Quem não se lembra de como é divertido rodar um bambolê? Eu acho que é como andar de bicicleta, algo que mesmo depois de muito tempo a gente não esquece! Mas, se nem quando você era criança conseguia rodar o bambolê, fica tranquila que dá tempo pra aprender!

Os bambolês de hoje em dia são muito maiores, fortes, resistentes e bonitos do que antigamente e, por isso, mais fáceis de bambolear.

Quando a gente brinca com as crianças, nem sempre elas conseguem rodar o bambolê nas primeiras vezes, mas não é apenas isso que dá pra fazer com esse brinquedo. Hoje trago dicas de brincadeiras e atividades possíveis de fazer com bambolês, com crianças de todas as idades.

Caminhar em dupla dentro do bambolê: as crianças adoram brincar de trem, fazendo uma longa fila de bambolês onde cada uma ajuda a outra a se equilibrar, andar no ritmo e cooperar umas com as outras.

Rodar o bambolês nos braços ou nos pés: estimula a coordenação, a lateralidade e o ritmo. Rodar dois bambolês, um em cada braço estimula de maneira bilateral e sequencial. Muito importante!

Pular em um pé só: em uma sequência de bambolês no chão, o desafio é passar por todos com um pé só, mais ou menos como em uma amarelinha. Essa brincadeira estimula equilíbrio, lateralidade e percepção sobre o próprio corpo. Uma variação é fazer o circuito pulando com os dois pés juntos dentro dos bambolês também.

DSC_0290

Dentro e fora: com alguns bambolês espalhados pelo espaço e acompanhado de uma música bem animada esse jogo cativa a atenção das crianças, além de ser ótimo para noções de espaço, concentração e ritmo.

Pular “corda” com o bambolê: utilizar o bambolê ao redor do corpo para pular por dentro do aro, como se fosse uma corda é uma brincadeira divertida e desafiadora!

DSC_0420

Existem mil e uma maneiras de brincar com o bambolê e as crianças sempre descobrem mais e mais jeitos para usar esse recurso tão divertido! Quais são as brincadeiras que você faz na sua casa? Quais as brincadeiras que já conhecia? Conta pra gente nos comentários!

Essas foram as dicas de brincadeiras e atividades lúdicas de novembro 🙂 Mês que vem tem mais!

(Crédito das fotos desse post: Mayara Megiolaro Fotografia)

Aline Sprite

pedagoga e brinquedista

www.balloonstudio.com.br

www.facebook.com/novaballoonstudio

www.instagram.com/balloonstudio


3 comentários sobre “Brincando com o bambolê – mil e uma maneiras de brincar

  1. Adorei o post Aline! Semana passada comprei um bambolê para a Melissa e todos os dias ela está se divertindo com ele!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s