A rotina das crianças em viagens

Blog de mães , blog de campinas, maria babona, blog de filhos, blog para crianças, dicas para mães, comportamento infantil, blog de crianças em campinas, o que fazer com crianças, campinas com crianças , crianças, filhos, momys, momys blogger, minifashions, fashionkids, crianças fashion, blog infantil, blog materno, blog kids, rotina de viangem com crianças, viajando com crianças, dicas para viajar com as crianças

Criar uma rotina com as crianças não tem apenas a função de organizar o ambiente, tem também uma importância emocional para elas. A organização do tempo traz segurança para os pequenos, pois eles passam a saber e a esperar o que irá acontecer na sequência de acontecimentos, ao invés de se sentirem ansiosos com o que vem pela frente. A alimentação, o sono e as brincadeiras são basicamente as etapas de uma rotina infantil e se intercalam ao longo do dia a dia da família. Com meu filho Joaquim por exemplo, desde os três meses temos a rotina do sono estabelecida, a mamada ainda era em livre demanda nessa fase, entao só aos seis meses com a introdução dos sólidos que a alimentação entrou para rotina também e ele passou a ter horários certinhos para comer, tanto que hoje, com um ano e cinco meses ele e um reloginho com as refeições.

Mas e ai, como manter a rotina em viagens? Se viajar e justamente sinônimo de sair da rotina!

Faz parte da viagem fazer coisas diferentes mas é importante manter algumas atitudes. A rotina pode ser adaptada mas não abandonada por completo. A falta de organização nas viagens pode deixar as crianças  irritadas o que gera um estresse para os pais e ninguém quer sair de férias e voltar mais cansado né?! Na viagem com crianças maiores o combinado facilita as coisas… sempre conversar sobre os planos do dia, se vão esticar o passeio e dormir mais tarde, avise para elas! assim a criança tem tempo para processar a informação e se preparar para o que vai acontecer. Ja as viagens com bebês, que é o meu caso, tento adaptar a rotina para o lugar onde estamos, mantenho alguns horários, como o de levantar e o das refeições. Se a soneca do dia fica comprometida, dura menos ou as vezes nem acontece, prefiro voltar para onde estamos hospedados mais cedo e cumprir a sequência da noite, jantar, brincadeira mais calma, banho e dormir no máximo 21:00. Assim garanto um bebê mais animado e bem humorado no dia seguinte para novos passeios!

Claro que foi viajando que fui percebendo como o Joaquim se comportava fora de casa com mudanças em sua rotina e a partir daí lidando com mais tranquilidade. Observe sempre como seu filho reage em viagens, mantenha o que acha importante na sua rotina, aproveite cada momento e faça de suas viagens grandes historias!!!

Janaina Vecchio, psicóloga, criadora do instablog @mamaequeamaviajar. Uma mamãe animada, descobrindo maneiras de fazer tudo que gosta na companhia de um bebê!!!


2 comentários sobre “A rotina das crianças em viagens

  1. Ótimo post com dicas super úteis!
    Sempre viajei com a Melissa e mantínhamos a rotina dela sem estress e com lembranças inesquecíveis.

    Curtir

  2. Amei o texto e super concordo!!! Faço viagens com o João desde que ele era muito pequeno e nunca tivemos grandes problemas, justamente pq mantemos muito da rotina dele durante as viagens. Claro que tudo de forma adaptada, mas é nítido que ele não se sente incomodado.
    Bom ver textos assim para incentivar pais que tem medo de viajar com filhos pequenos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s