A hidratação na infância

agua, hidratação na ingancia, porque é importante tomar agua, Blog de mães , blog de campinas, maria babona, blog de filhos, blog para crianças, dicas para mães, comportamento infantil, blog de crianças em campinas, o que fazer com crianças, campinas com crianças , crianças, filhos, momys, momys blogger, minifashions, fashionkids, crianças fashion, blog infantil, blog materno, blog kidsA água é o principal componente do organismo das crianças. Ela atua no equilíbrio da temperatura e atinge todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

A importância de uma correta ingestão de água e líquido está ato de esta ser o principal componente de nosso corpo. O feto apresenta mais de 90% de água em seu peso corporal, diminuindo para 75% nos recém-nascidos e vai reduzindo até atingir uns 60% na idade adulta.

Os adultos, as crianças, os bebês lactentes e os jovens são mais vulneráveis de sofrerem uma desidratação, já que para além das necessidades fisiológicas próprias da idade, atividades e exercício físico de forma continuada, fazem com que o seu organismo aumente a perda de água, onde o corpo precisará que essa água perdida seja reposta. Com a chegada do calor e consequente subida da temperatura durante os meses de Verão, todas as pessoas principalmente crianças ficam expostos a sofrerem golpes de calor e desidratação. É importante ter presente que eles não têm consciência das suas necessidades.

Dicas para evitar a desidratação:

 

É recomendado que de crianças e jovens, bebam água a cada refeição e entre as mesmas, beber no mínimo oito copos de líquidos por dia, não confiar unicamente na sensação de sede, manter as bebidas a uma temperatura moderada, escolher bebidas de acordo com o nível de atividade física realizada e aumentar a ingestão de líquidos na época de calor e antes, durante e depois do exercício.

Os especialistas afirmam que em muitas ocasiões a sede não é um indicador fidedigno de falta de líquidos no organismo dos menores, já que atua como sinal de alarme quando já se produziu perdas hídricas. Para evitá-lo é aconselhável que para além da água se beba outros líquidos cujo consumo resulte mais fácil e agradável, como sucos, chás, leites, sopas, alimentos com um alto conteúdo hídrico como frutas e verduras.

  • Inclua nas refeições em destaque no lanche frutas, como melancia, melão, laranja e abacaxi.
  • Coloque na mochila da escola uma garrafinha de água.

  • As crianças imitam os adultos, especialmente os pais. Devido a isso, dê o exemplo e beba muito liquido principalmente água, várias vezes ao dia, em frente dos seus filhos.

  • Quando for passar leve sempre uma garrafa de água com você, caso a crianças fique com sede.

  • Fala uma variação na oferta de líquidos. Além da água, ofereça água de coco, chá gelado e suco de fruta natural.

A ingestão de líquidos de um gosto agradável contribui para satisfazer a sede e as necessidades hídricas das crianças!!!

Por: Mailme Oliveira


2 comentários sobre “A hidratação na infância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s