Do que os bebês brincam?

Tenho recebido muitas perguntas sobre quais as brincadeiras que o bebê consegue brincar, e pedidos de ideias de atividades para fazer com os filhotes enquanto ainda são muito pequenos. Às vezes as mães se sentem um pouco inseguras por estarem tanto tempo sozinhas com os bebês e pelas brincadeiras serem tão repetitivas… Parece que falta ideias, né?

Mas, para o bebê todo contato com a mãe é prazeroso e divertido. Receber um carinho nos pés durante a troca de fraldas, ouvir a mãe cantando, ver a


mãe fazendo caretas e mímicas são estímulos que parecem tão simples pra nós, adultos, mas que são um encanto para os bebês que estão descobrindo o mundo!

Enquanto o bebê ainda não senta o que ele pode mais gostar são as brincadeiras com gestos e mímicas… Como quando a gente segura um brinquedo bem de perto e faz uma outra voz, grossa ou fina. Bebês já acham graça das coisas e você pode conseguir boas risadas! Outra coisa que eles adoram é cosquinha com os dedos, na barriga e nas perninhas… Também gostam de observar os objetos de perto e de observar a paisagem enquanto estão no colo das mães.

Quando o bebê começa a sentar e engatinhar as brincadeiras mudam um pouquinho… Os objetos da casa vão ser muito mais interessantes que os brinquedos comprados. Bebês adoram explorar colheres de pau, caixas, potes com tampa, rolos de papel, pratos e copos de plástico, garrafas vazias, tubos, escovas, panelas e tudo que tiver pela frente! Uma ideia bacana é juntar uma grande variedade desses objetos em um cesto e deixar à disposição do bebê, para que ele possa experimentar, explorar esse cesto. Lembre-se, claro, de higienizar tudo antes e depois da brincadeira – com certeza todos os objetos serão explorados com os dedinho e com a boca!

Bebês que já andam gostam de dançar, correr, ir ao parquinho, tentar chutar bola e puxar brinquedos, arrastando por aí, como se levasse um cachorrinho para passear.

Em todas as idades bebês e crianças gostam de leitura, música, bolinhas de sabão, cabanas e túneis: essas são brincadeiras liberadas para todas as crianças, desde sempre!

Espero ter ajudado um pouquinho!!! Que vocês brinquem muito com seus bebês!!! Um beijo e até a próxima!

Aline Sprite


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s