Crianças no museu – é possível?

Como tornar divertida uma ida ao museu? Quando pensamos nesse lugar logo vem as lembranças de passeios com a escola, visitas silenciosas e muita observação. Mas não precisa ser assim! Hoje em dia os museus estão muito mais modernos, interativos, cheios de informação e diversão. Muitas exposições são pensadas especialmente para as crianças e o público jovem. Então, que tal um passeio diferente no final de semana, trocando os shoppings e a correria do dia a dia por uma agradável visita ao museu?

Crianças adoram explorar, aprender e descobrir. Uma visita ao museu pode ser recheada de conhecimento e descobertas, muito além daquele conceito de que é um passeio chato. Além disso, indo ao museu as crianças aprendem mais sobre a história da cidade e do país onde vivem.

Em Campinas, há uma lista completa com todos os museus, horários e preços no site da prefeitura: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/museus/ e também pelas páginas de cada um na web e no facebook é possível acompanhar a programação mensal de cada um. Geralmente a entrada é gratuita e os museus oferecem visitas guiadas com educadores que explicam tudo em uma linguagem mais simples e direta.

Dicas:

É importante sair de casa preparado: ter uma conversa com a criança antes de ir, sobre o tipo de passeio. Sobre os artistas, sobre o tema da exposição que estão indo visitar. Isso vai acalmar as expectativas e aguaçar a curiosidade.

Depois, entenda que um museu muito grande pode ser cansativo até para os adultos. Portanto, não é necessário visitá-lo inteiro da primeira vez. Melhor explorar bem uma área com qualidade do que passar correndo por todas as salas.

Quando estiverem lá, estabeleça alguns combinados: não gritar, não correr e não tocar nos objetos (a não ser quando a exposição for interativa).

Um dos museus preferidos das crianças em Campinas é o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, que está aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 10h às 18h. Para público espontâneo, a visitação é gratuita.

museu 2

Ainda em Campinas, o Museu da História Natural, localizado dentro do Bosque dos Jequitibás é o ideal para pequenos cientistas e crianças ligadas em ciências, biologia, fauna e flora. Possui a casa dos animais interessantes e o aquário. O Museu funciona de terça-feira a domingo das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.

Caso esteja com mais tempo para um final de semana artístico em São Paulo as opções se multiplicam. O museu Catavento e o Museu do Futebol são pedidas imperdíveis, que deixam adultos e crianças de boca aberta, vale a pena conhecer!

A visita ao museu pode ser um momento interessante de descobertas e partilha entre pais e filhos, onde podem conhecer juntos novos interesses e saberes. Tenho certeza que você vai se surpreender!

Um beijo e até mês que vem!

Aline Sprite

pedagoga e brinquedista

www.balloonstudio.com.br

www.facebook.com/novaballoonstudio

www.instagram.com/balloonstudio


2 comentários sobre “Crianças no museu – é possível?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s