Filho de peixe, peixinho é.

“Essa roupa tá legal?”. “Onde eu clico para enviar essa foto?”. “Tava quentinha a água?”. “Como é que liga isso?”.

As crianças crescem mais rápido do que imaginamos, e de repente nossos filhos, sobrinhos, priminhos e alunos, a quem apresentávamos o mundo e para quem resolvíamos todos os problemas, estão alí na nossa frente, tirando nossas dúvidas. Mais cedo do que esperamos, são as crianças que passam a nos ensinar, não só através das experiências, mas principalmente através das informações. Um pouco pode ser explicado porque muitas vezes nós, que não falamos três ou quatro idiomas, abrimos mão de aprimorar a língua para investir numa escola bilingue pra eles. Proporcionamos o que não tivemos chance de curtir. Um pouco pode ser explicado porque cada geração tem o seu saber e, se muito temos a aprender com os mais velhos, imaginem hoje em dia com os mais novos.

Krisit-Family-reading.jpg-960x639

A Editora Melhoramentos tem uma coleção que não é lançamento, nem tão pouco “top de linha”, cheia de texturas e pop-ups, mas com um conteúdo especial. É a série sobre a Família Moreira, bem brasileira, que passa ao longo dos livros por situações que vivemos bastante no cotidiano, mas que muitas vezes não sobra tempo pra conversar a respeito.  O surgimento de assuntos tensos durante um jantar, a importância de ajudar em casa, o primeiro encontro com os novos amigos, os conflitos de gente grande.

Qual é a parte bacana dessa série? É que são os filhos que ensinam para os pais a coisa certa a fazer, discutindo não só o ponto de que “os adultos são humanos, também erram, e por isso nem sempre tem razão”, mas também um ponto que nós, que trabalhamos com educação, não podemos perder de vista. Que a criança precisa aprender que ela tem responsabilidade sobre os próprios atos, e que tanto quando erra, tanto quando acerta, ela é exemplo dentro e fora de casa para quem está ao redor. Se ela mente pro vizinho do prédio, terá que compreender porque a mãe dele não a convidou para a festinha de aniversário. Se ela ajuda a mamãe com a louça, vai ajudar o papai a perceber que o único folgadão alí é ele. E por aí vai.

A Dica da Kali de hoje então é um livro curto, com ilustrações coloridas e divertidas, da Liliana Iacocca e da Michele Iacocca. É a obra “Precisamos ter uma conversa com os nossos pais!”. Episódio em que a Família Moreira recebe visitas em casa e os pais é que não sabem se comportar. Interessante, não? Cada um dos personagens é identificado logo na primeira página e, se os que ainda estão sendo alfabetizados, vão precisar de ajuda para ler, quem já passou do segundo ano vai achar uma delícia.
ArquivoExibir (1)ArquivoExibir

Como contadora de histórias, organizando tantas festas de aniversários e eventos, vejo que os Minions, o Homem de Ferro, a Ana e a Elza estão por todos os lados. Nossos personagens amados! Mas por quê não arriscamos de vez em quando, apresentar novas figuras para os filhotes, quase tão reais quanto a gente, com quem podemos tão facilmente nos identificar?

Afinal, nesse calorão, tenho certeza que bem que gostáríamos de fazer nevar, fazer uma dieta de bananas…. Mas talvez estejamos mais para os Moreirinhas, gente de carne e osso tentando driblar a correria, fazer uma infância legal para os pequenos, estimulando a imaginação.

No site do Buscapé o Livro sái por R$17 (uma pechincha!), e vai dar espaço para uma conversa importante e divertida em casa!

family-reading

Um livro para ler junto, uma história simples, com a cara da gente. Para entender que as crianças acertam e erram, mas que nas vitórias e tropeços, estamos ligados. Afinal, filho de peixe, peixinho é. Mas para isso, temos que nadar junto…
Gostou da dica? Quer pedir um tema específico, para uma idade específica?
Escreva pra mim: facebook.com/kalibraga
E claro, compartilhe now! rsrsrs
Beijo grande e até a próxima!

Kalinde Braga

O seu evento fazendo história!

INSTAGRAM @kalindebraga


3 comentários sobre “Filho de peixe, peixinho é.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s