A importância da ortodontia na inafância

blog de maes, blog infantil, blog para crianças, blog de campinas, campinas, informações e dicas para mamães, viada de mães, a importancia da ortodontia na infanciaA ortodontia na infância é um tema de extrema importância para ser abordado junto aos pais. Já na infância que é diagnosticado alterações, no desenvolvimento da mordida, das arcadas dentarias e do crescimento ósseo facial.

O primeiro contato com o ortodontista é indicado de 3 a 6 anos, pois nesta época podem-se visualizar os acontecimentos dentários e ósseos, fazendo com que o profissional  atue de maneira preventiva e minimize os problemas estéticos, no sorriso e na face, e funcionais tais como mastigação, fonação, respiração e deglutição. Muitas vezes evitando tratamentos mais severos no futuro.

Este monitoramento é essencial, pois o ortodontista irá avaliar presença de hábitos (como sucção de dedo, chupeta, respiração bucal, interferência lingual), e a forma como os dentes estão erupcionando (nascendo). Assim podem indicar fonoaudiólogos e otorrinos, se necessário, ou até mesmo redirecionar o crescimento ósseo na tentativa de evitar que problemas futuros se agravem.

Dra. Rafaela Leão Nobre, afirma que com o monitoramento precoce, o ortodontista terá critérios para saber qual o momento ideal de atuação e forma de tratamento, evitando que na dentição permanente os problemas estejam instalados. Cuidar bem destas questões, desde a infância é importante e de responsabilidade dos pais, pois essa atitude poderá melhorar o bem estar e a qualidade de vida de seus filhos.

Dra. Rafaela Leão Nobre

(Especialista e Mestre em Ortodontia)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s