Elementar, meu caro Watson!

Queridas leitoras do Blog: o post dessa semana é uma Dica de Leitura imperdível! Mais que isso, uma dica de aquisição, porque acredito que de praxe, não é um livro que todo mundo tenha em casa. Vamos lá!

Detetive
 
 

Quem nunca foi a uma livraria com as crianças e ficou morrendo de vontade de levar vários livros bacanas, mas na dúvida de qual escolher levou um que já conhecia? Pois é, tenho certeza que o exemplar de hoje já esteve nas mãos de algumas de vocês conquistadas pela capa, mas ao contrário da dica anterior, não é um clássico e pode ter ficado para trás. Mas tem que ter! Estou fazendo um mistério porque é disso que o livro trata.

 
 

Como ser um detetive é uma obra da Editora Salamandra com autoria de Waddell e Smith. Mas todo o conteúdo é uma grande inspiração no personagem preferido de muitos de nós, adultos, o fabuloso investigador Sherlock Holmes. Criação literária do mestre do suspense, Sir Arthur Conan Doyle, com adaptações cinematrográficas incríveis, Holmes e Watson são apresentandos para os pequenos de uma maneira muito lúdica e envolvente. Em meio as histórias da livro, que super atraem a curiosidade e estimulam as crianças a treinarem a leitura, estão ilustrações em pop-up divertidas e atividades para aprender a ser um grande detetive.

 

Logo na primeira página há uma almofada para impressão digital, um periscópio de papel para montar, dicas de como ser um espião, fazer um retrato falado, aprimorar a observação,  encontrar as pistas mais difíceis… um convite enorme a imaginação! Quem tiver um chapéu, um sobretudo e uma lupa em casa prepare-se, porque tenho certeza que os filhotes vão querer mergulhar na missão! E não é “coisa de menino”, não só porque esse tipo de divisão de material para cada gênero não está com nada!, mas também porque as garotas e os garotos serão desafiados igualmente. Os pequenos em fase de desenvolvimento da leitura básica precisarão de acompanhamento dos adultos, mas acredito que a partir dos 7 anos os jovens leitores terão autonomia suficiente para chegar até a página final!

Detetive
 

Uma pesquisa rápida na internet revela que é possível recebê-lo em casa por R$64,00, com descontos em lojas físicas para quem é cliente cadastrado. Mas vale o investimento uma vez que combina literatura e brincadeiras num pacote só, com capa dura e super colorido. No cantinho de cada folha, trechos da obra original despertam o interesse das crianças para os romances policiais. Cliquem no vídeo que preparei com carinho para deixar todo mundo com vontade!

 

Se você tem um jovem detetive em casa, uma criança que faz perguntas sobre tudo, adora inventar palavras, brinca muito de esconde-esconde ou ao contrário, uma criança que precisa aprender a dirigir a atenção e a ter foco, vale a pena assistir a série do Canal Gloob “Os detetives do Prédio Azul”, na qual três crianças vivem pequenas aventuras em seu condomínio para desfazer mal-entendidos. Um presente bacana que a minha geração aproveitou bastante mas está repaginado nas lojas de brinquedos é o jogo de tabuleiro “Detetive”, da marca Estrela, que demanda blefes, paciência e uso da inteligência. Para quem quer brincar com o que já tem em casa, o famoso “Detetive de Piscadinha” também funciona muito, quando um criminoso “pisca” os olhos para as crianças que caminham pelo espaço e o detetive observador precisará “prendê-lo em nome da lei”. Enfim, é um universo enorme e pra lá de especial que pode ser aproveitado desde já, surpreendendo e ensinando.

 
Vocês já sabem: qualquer dúvida é só escrever para facebook.com/kalibraga! COMENTEM!, compartilhem o post e deixem sugestões. Espero que tenham gostado dessa dica. Até a próxima!

 
Kalinde Braga
O seu evento fazendo história!
@kalindebraga
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s