Montando a Lancheira dos Filhos – Dicas para quem tem pouco tempo!

Há tempos estava pensando em fazer um post com dicas bem práticas de como montar lancheiras mais “saudáveis” para os nossos filhos. Dia desses, conversando com uma amiga, ela me falou que adoraria caprichar mais na lancheira do filho, mas não tinha tempo então optava por mandar sempre bolinhos e sucos de caixinha. Fiquei pensando nisso e imaginando como seria a lancheira do meu filho se eu trabalhasse fora.

A partir daí comecei a anotar tudo que eu faço hoje e que seria super possível manter mesmo trabalhando fora. Quero dividir com vcs um pouco de como é a minha organização para poder mandar lanches variados, a maioria feito em casa e o principal: sem ficar enfurnada na cozinha todos os dias.

Só lembrando que para os filhos menores de 1 ano, sempre consulte seu pediatra quanto a liberação/introdução de novos alimentos.

O João vai a escola apenas na parte da tarde e eu trabalho em casa. Mas confesso a vcs que, mesmo trabalhando em casa, se eu não me organizar a coisa não anda…

O primeiro passo para se organizar é definir o que mandar na lancheira. Eu mando diariamente uma fruta, um carboidrato e um líquido. Essa é a lancheira do João.

A partir disso, eu monto semanalmente um cardápio. Dessa forma sei o que tenho que comprar ou preparar. Vou te mostrar as opções para cada item…

Frutas:

11800486_479228482254185_941809960920148502_n

Vou ao mercado/varejão semanalmente, quase sempre as sextas feiras. Já vou com o cardápio da lancheira do João na cabeça, ou ao menos ciente de que tenho que levar 5 frutas diferentes para ele. Se não der para ter toda essa variedade, nada demais em repetir a fruta… comemos arroz e feijão quase todos os dias e ninguém morre por isso, não é mesmo? Temos que trabalhar com o que temos!

Levo sempre algumas frutas maduras e outras nem tanto… assim evito que elas estraguem e tenho fruta fresca a semana toda.

Compro também frutas secas como uva passa, damasco, ameixa seca. Sabe quando vc so tem melão na fruteira, vai cortar para mandar de lanche e descobre que ele está amargo ou estragado? Então, nessa hora a fruta seca salva o dia!!

Frutas desidratadas também são uma opção bem legal. Vc pode fazer em casa ou comprar no mercado também. Só fique atento ao rotulo, não deve ter nenhum outro ingrediente além da própria fruta. Eu compro da marca Jasmine.

Compro frutas para fazer sucos também, mas calma, vc não vai ter que fazer suco natural todo dia não… quando falarmos dos sucos vou te ensinar uns truques…

Ah, se vc quiser mandar as frutas picadas, um truque para que elas não escureçam é passar por uma mistura de agua e gotas de limão. Eu uso 1 xicara de cha de agua e umas 10 gotas de limão. Cortou a fruta, passou pela agua, secou um pouquinho com papel toalha e pronto!!

Carboidratos:

11822393_479230965587270_8557927597985832057_n

Aqui é onde a vontade de comprar tudo pronto aumenta muito… então, organização vale a pena!

Na segunda feira e as vezes até na terça feira também, o Joao leva um pedaço de bolo ou pão que fiz para servir no lanche da tarde de domingo. Essa é uma forma de proporcionar um momento em família no domingo e já garantir pelo menos um dia da lancheira do filhote.

Não sou chegada a bisnaguinha e pão de forma. Então prefiro comprar pães na padaria ou faze-los em casa. Se vc gosta de bisnaguinha ou pão de forma pode usar também. Vc pode mandar um pãozinho com queijo, requeijão ou geleia.

Vc também pode fazer e congelar algumas receitas como pão de queijo, chipas, waffles. Vc coloca no forno e deixa assar enquanto se arruma ou arruma os pequenos. Vc pode optar por compra-los prontos ou por fazer em casa. É super fácil e ainda dá para colocar a criançada para ajudar!

Salgados assados como esfiha de carne, frango, legumes são boas opções tambem. É fácil encontrar em padarias aquelas bandejas de esfihas prontas que vc só precisa aquecer. Só fique de olho na procedência.

Gosto muito de biscoito de polvilho. Difícil a criança que não goste de biscoito de polvilho. Tem uma marca chamada Crek Crek que tem sabores bem legais. O que eu mais gosto é o de linhaça e chia. Mas também vale o biscoito de polvilho simples mesmo.

Bolachas também são uma opção… menos as recheadas tá? Na verdade, eu compro pouca bolacha, mas é uma opção. Vc pode fazer a bolacha em casa também. Há receitas bem praticas na internet e também é mais uma oportunidade de vc trazer os pequenos para a cozinha. Imagina ele falando na escola que a bolacha que está na lancheira foi feita por ele?

Líquidos

Aqui entram os sucos ou aguas saborizadas. Sim, criança também toma agua saborizada… ao menos aqui em casa!

Para fugir das caixinhas, eu aprendi algumas coisas que ajudam muito no dia a dia. Uma delas é usar polpa de frutas congelada. Vc pode comprar ou fazer a polpa em casa e congelar em forminhas de gelo. Quando for usar, basta colocar no copo uns cubinhos de “gelo” com agua e mel ou açúcar e mandar para a escola. Até a hora do lanche, o gelinho já derreteu. Aí é so chacoalhar e tomar… Suco natural bem rapidinho todo dia!

Outro produto que uso bastante é o suco de uva integral. Eu diluo meio a meio (metade agua/metade suco).

Para a agua saborizada, eu gosto de usar limão e hortelã. Agua, gotinhas de limão e folhinhas de hortelã. Fica bem refrescante e não dá para dizer que está levando só agua na lancheira… se seu filho curtir so agua, melhor ainda… é que aqui em casa confesso que a luta é grande… Joao não é chegado em agua.

Aí vc me pergunta: vc não usa suco de caixinha/industrializado nunca? uso sim… quando não consigo usar a polpa ou o suco de uva, uso suco concentrado ou suco de caixinha sem açúcar e corante (atenção aos rótulos)!

Outras opções para lancheira:

O João gosta muito de queijo. As vezes mando queijo minas padrão ou minas frescal em cubinhos, tomatinhos cereja, iogurte natural com geleia ou alguma fruta picadinha, leite fermentado.

Como estamos falando de alguns produtos que necessitam de refrigeração (iogurte, queijos, frios), não esqueça de que a lancheira deve ser térmica ou então que a escola mantenha o lanche refrigerado até a hora de servir.

Essas foram algumas das dicas para as mamães que querem dar uma atenção especial a lancheira dos filhos, mas que tem pouco tempo pra isso!

Espero que as ideias tenham ajudado e encorajado vc!

Se vc tem alguma dica, escreve aqui nos comentários! É sempre bom poder aprender com os outros!!

Ah! Aproveitando que estamos falando de cuidados com nossos pequenos… já viu um texto, aqui no blog mesmo, que fala sobre a importância do brincar para as crianças? Não? Clica aqui e confira!

bjos e até a próxima!

Deia Tomaz

www.seeufizvcfaz.com.br

www.lancheiradojoao.com


6 comentários sobre “Montando a Lancheira dos Filhos – Dicas para quem tem pouco tempo!

  1. Bom dia!
    Estou querendo começar a fazer os pães em casa, mas estou numa dúvida danada quanto a qual panificadora comprar. Vc tem alguma experiência?
    Obrigada pelas dicas!
    marina

    Curtir

Deixe um comentário

