Ler por ler: seu tempinho de prazer!

Que alegria começar essa coluna! Em primeiro lugar, porque significa fazer parte de um projeto voltado para as crianças, para as mamães, para as famílias!, e colaborar com Maria Babona é uma novidade ótima. Em segundo lugar, porque significa poder compartilhar dicas de Literatura, uma verdadeira paixão entre as preferências que a gente reúne ao longo da vida. E é este mesmo o tema dessa parceria: indicar, periodicamente, tantos para as mães quanto para as crianças, livros bacanas e sites interessantes nos quais a leitura seja sinônimo de aprendizado e diversão, de um acontecimento especial no meio dessa rotina louca.

blog de maes, livros infantil, blog de maternidade, blog de maes de campinas, moda infantil, dicas de livros para crianças, kalinde braga, o pequeno prícipe

Para quem quer me conhecer melhor, sou Kalinde Braga, tenho 24 anos, Mestre e Pós-graduada em Contação de Histórias. Trabalho como recreadora, professora de teatro e narradora, e no rodapé você pode conhecer minha fanpage e meu site oficial, do meu trabalho de animação em aniversários às apresentações. Talvez por ter me tornado atriz, talvez por ter nascido assim, bons livros me cativaram desde sempre e, costumo dizer, é fundamental ler o máximo que puder- inclusive para saber do que não se gosta, com o que discorda e sobre o que é realidade e ficção. Entre os jargões mais poderosos está uma verdade: ler é mesmo poder fazer uma viagem sem sair do lugar! Estou muito feliz de poder convidá-las todas a embarcar comigo nessa jornada de reconhecimento da própria biblioteca.

Falando em viagem, para estreiar as postagens, minha primeira indição é de um livro que trata de um grande passeio. Uma viagem fantástica, interplanetária, de uma criança cuja sabedoria deixa muito adulto metido a sabichão para trás. Há quem diga que é um livro para crianças, pelo enredo fictício e os animais falantes. No entanto, é tamanha a profundidade da poesia,que outros dizem que é livro para o fim da vida, quando já se viu de tudo e é possível compreender as sutilezas. De minha parte, acredito como contadora de histórias que um bom enredo é para as crianças até 99 anos e, quanto mais viva a obra, mais poder terá ela de se renovar a cada leitura, inclusive se for refeita em diferentes fases da vida.

blog de maes, livros infantil, blog de maternidade, blog de maes de campinas, moda infantil, dicas de livros para crianças, kalinde braga, o pequeno prícipe

O Pequeno Príncipe é assim um livro para qualquer idade. Escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry conta a história de um piloto cujo avião cái no meio do deserto do Saara e que, quando desperta, encontra inesperadamente uma criança loira que lhe conta as maravilhas de suas relações. Desde sua saída do Asteróide B612, até sua chegada a Terra. Sua busca é por encontrar um amigo de verdade. As Pessoas Grandes e suas bizarrices nos levam a refletir sobre hábitos frustrantes do dia a dia, enquanto a ingenuidade do protagonista nos conquista pelo humor e faz levá-lo ao coração.

Mas Kali!, eu tenho filhos! Mal tenho tempo de ler uma revista, correr minha timeline, como você quer que eu arranje tempo para ler um livro todo? Acho que você merece esse tempo. Uma pausa, um café quentinho, um livro sobre a mesa. Já pensou em se desafiar a encontrar esse tempo seu pelo menos uma vez na semana? Se mesmo assim te pareceu uma missão impossível, te tranquilizo. O Pequeno Príncipe é um volume curto, inclusive com edições de bolso, fácil de carregar, com capítulos por vezes de uma só página – o que permite que você interrompa a leitura sempre que necessário e recomece sem perder o fio da meada. Traz ideias para improvisar contos para os pequenos nas reuniões ao pé da cama antes de dormir e, para abrir com chave de ouro, é ilustrado com as aquerelas do autor, que são um encanto a parte.

Se ainda não consegui te convencer a experimentá-lo , te digo que além de ser possível baixá-lo em pdf com facilidade pela internet, há versões de R$9,90 a R$49,90, dependendo da luxuosidade da edição que você preferir. Então não tem desculpa! Se caso você já o leu e tem preguiça de voltar a ele, já aviso que esse ano será muitíssimo comentado. A estreia do seu longa- metragem em animação no Brasil está prevista para 20 de Agosto e o trailler disponível em vários idiomas no Youtube está de morrer de amores!

O filme antigo com Bob Fosse entre os atores convidados é uma boa nostalgia, fora todos os episódios em desenho que as crianças podem curtir online como alternativa para os jogos no tablet. Como inspiração, há lindas decorações de festas infantis baseadas em seus personagens (me escreva que tenho dicas!), e até no Japão o Principezinho tem prestígio: há um museu todo dedicado a história, o que dimensiona a legião de fãs que ele, a raposa e a serpente já conquistaram por sí.

Por hoje é só! Mas logo tem mais.

Espero que sintam-se todas animadas para essa leitura fácil mas tão profunda, e que possam me escrever retornando se a dica foi bacana, se tem sugestões, dúvidas ou temas específicos para propor. Afinal, esse é um canal de diálogo e ficarei feliz em ler vocês!

Até logo e boa leitura!

Kalinde Braga

Mais sobre o meu trabalho: www.kalindebraga.com.br

Curta e compartilhe: www.facebook.com/kalibraga


4 comentários sobre “Ler por ler: seu tempinho de prazer!

Deixe um comentário

