O papel da escola: dicas para conhecê-lo melhor

A escola e a família possuem funções diferenciadas, porém, complementares no desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas para compreender qual o papel da escola e de que maneira seu acompanhamento pode ser feito.

Material escolar, papel da escola na educação dos nossos filhos, blog de maes de campinas, blog de moda infantil, blog de campinas, blog infantil

 

Conhecemos frases do tipo: “A escola ensina e a família educa”. Mas qual o limite, qual a linha divisória de funções entre ambas? O que devemos esperar do ambiente escolar no que se refere ao desenvolvimento das crianças, em especial até o final da primeira infância, período no qual ocorrem os principais saltos de amadurecimento?

Comecemos pela Constituição brasileira: educar é dever da família e do Estado, mas aqui iremos trocar “Estado” por “escola”, visto que muitas unidades são da iniciativa privada. A escola tem o dever de informar conteúdos definidos pela legislação, pelo currículo educacional e por diversos documentos que contém diretrizes educativas formais. Já a família tem por dever realizar a orientação moral, ética e oferecer a base de formação humana.
Basicamente: a escola dá a base de conhecimentos técnicos de maneira a torná-los úteis para a criança em seu cotidiano e formação. A família forma o alicerce pessoal da criança. A instituição de ensino apresenta o 2 + 2 e explica que saber somar auxiliará no pagamento correto de uma conta. Já a família orienta que somar é importante para, por exemplo, guardar dinheiro para o futuro e juntar alimentos para dividir com quem possa necessitar. Não quer dizer que a família não vá auxiliar na alfabetização e que a escola não dará orientações sobre ética. Quer dizer que os enfoques são diferentes e complementares, ambos com o mesmo objetivo: a formação qualificada das crianças.

Porém, como saber se a escola está cumprindo seu papel? Como saber, por exemplo, se já é momento obrigatório para alfabetizar ou se aquela disciplina extra pode mesmo ser fornecida? Caso esteja na dúvida, seguem algumas dicas:

– Consulte os documentos de orientações gerais da Educação Básica: LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), RCNEIs (Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica). Podem haver outros documentos – todos de fácil compreensão, caso o leitor não seja da área educativa – publicados por municípios e Estados. Lá você encontra informações oficiais como: aos 04 anos de idade, a frequência escolar já é obrigatória e há áreas de desenvolvimento infantil estimuladas através do movimento corporal, por exemplo.

– Peça o Projeto Político Pedagógico da escola. É um documento protocolado anualmente por todas as instituições de ensino e contém, dentre outras informações importantes, as metas principais dela. É de direito da família consultá-lo e conferir sua aplicação. Se quiser, peça também o Regimento Escolar e o calendário, também protocolado anualmente e com 200 dias letivos anuais obrigatórios.

– Verifique os cadernos, a agenda de recados, compareça às reuniões e peça o acompanhamento dos registros produzidos em sala de aula pela criança.

– Se estiver em dúvida sobre as práticas educativas, visite a escola sem horário marcado e/ ou tire dúvidas em reuniões extras agendadas.

Exige atenção?

Sim.

Exige presença e disposição? Sim, mesmo que de formas flexíveis. Porém, compensa, é direito e dever dos responsáveis pelas crianças.

Compreender a escola e quais as suas funções é essencial para que a parceria entre família e instituição de ensino se consolide e fortaleça ainda mais o desenvolvimento infantil.

Sobre as funções da família? Não é preciso descrever. São todas as outras não citadas no texto. 😉


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s