Puberdade precoce, o que está acontecendo com nossas crianças?

Elas estão menstruando e desenvolvendo seios cada vez mais precocemente. Neles, os pêlos nascem cada vez mais cedo e as acnes dão sinal de vida antes da hora. O fato é comprovado: a entrada na adolescência está cada vez mais antecipada.

Mudanças no modo de vestir, falar ou se comportar, muitas vezes, não condizem com a idade cronológica da criança, que brincam cada vez menos e têm atitudes e comportamentos de adolescentes. Cada vez mais precoce

Muitas dessas atitudes parecem causar um “choque” nos adultos, no entanto as alterações fisiológicas resultantes da adolescência precoce são percebidas e sentidas entre as crianças mesmo.

Quando acontece de uma criança entrar precocemente na puberdade, apresentando inclusive alterações físicas, ela pode se tornar vítima de um enorme constrangimento ou prejudicar o seu convívio social. Nesses casos, a participação dos pais, acompanhando a evolução física de seus filhos e buscando ajuda especializada, é fundamental.

O crescimento normal durante a adolescência inclui a maturação sexual e um aumento do tamanho do corpo. O ritmo e a velocidade dessas alterações variam de pessoa para pessoa e são afetados tanto pela hereditariedade como pelo ambiente.

Atualmente, a maturidade física começa em uma idade mais precoce que há um século, provavelmente em razão da melhoria da nutrição, da saúde geral e das condições de vida.

Um exemplo citado pelos especialistas é de que as meninas menstruam pela primeira vez em uma idade consideravelmente menor do que um século atrás. Pesquisa feita nos Estados Unidos indica que a idade da menarca (primeira mestruação) diminuiu 2 meses a cada 10 anos.

Somos seres únicos, tá aí a impressão digital para comprovar. Cada indivíduo passará por esta fase ao seu tempo e é muito importante não antecipá-la. Não estimular as crianças a fazerem coisas que não são da idade. Não atropele o tempo e não permita que seu filho também o faça. Ele passa rápido demais e a infância é a fase mais gostosa e também a que mais sentimos falta!!!


Daniela Monreal – Blogsurpresasdavida

Imagem: Fonte: http://brejo.com/2011/09/20/estudo-relaciona-ritmo-da-puberdade-a-problemas-de-comportamento-na-adolescencia/#.VZKNk1VViko


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s